A coleção Matemática Faz Sentido:
- Reconhece os vários estilos de aprendizagem dos alunos e orienta os professores sobre como trabalhar as diferenças individuais.
- Explora a investigação matemática e a resolução de problemas em atividades contextualizadas. Os alunos têm oportunidade de “fazer” matemática e de expor seu raciocínio, relacionando novos conceitos ou novas estratégias a situações previamente conhecidas.
- Utiliza a resolução de problemas como um recurso essencial na aprendizagem da matemática. Os alunos aprendem mais quando formulam e resolvem problemas.
- Convida os pais ou responsáveis a contribuírem para o processo de aprendizagem dos alunos, promovendo o diálogo com as crianças e motivando-as a verbalizar as investigações realizadas, bem como as estratégias de resolução de problemas. Isso gera uma atitude positiva em relação à matemática.
- Usa recursos tecnológicos de forma enriquecedora, o que permite a exploração e a simulação dos conceitos estudados e contribui para o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas.
- Auxilia os professores no planejamento do ensino, na avaliação baseada no desempenho e na construção de estratégias diferenciadas que envolvam a aprendizagem individual e em grupo.
- Atende às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).