Uma Breve História das Guerras

1

 

O renomado historiador e autor Geoffrey Blainey já nos mostrou uma breve história do mundo, do século XX e de tantos outros assuntos que nos chamam a atenção. Agora, seu mais recente livro traz uma análise bastante completa dos cenários dos grandes conflitos mundiais travados desde 1700.

Em Uma Breve História das Guerras, Blainey explica como as questões políticas, econômicas e ideológicas de um país podem levá-lo à guerra ou à paz. Para tratar desses assuntos, afirma que guerra e paz não são extremos opostos, e a distinção entre um guerreiro e um pacificador é frequentemente uma miragem.

Por que, então, batalhas isoladas podem se transformar em guerras generalizadas? Qual é a influência que um país pode ter sobre outro? E quais seriam os mistérios por trás dos longos períodos de paz?

 

Jo Asakura/Bigstock Jo Asakura/Bigstock

 

O autor também explica porque grandes estrategistas como Hitler, Lenin e Saddam acabaram no lado perdedor. Sua análise vai da queda de monarcas a teorias da conspiração, do passado ao presente, de batalhas acidentais a grandes guerras. Com base em uma pesquisa extensa, Blainey aponta os fatores que podem incitar a guerra ou levar à paz e investiga questões como os intrincados relacionamentos entre as nações, a corrida armamentista, a influência da tecnologia e as recentes mudanças no cenário político mundial.

Com esta obra, você pode satisfazer sua curiosidade em relação a tantos assuntos polêmicos que envolvem guerras e seus bastidores. O livro também o ajuda a interpretar o passado e a compreender o presente. Adquira já o livro e envolva-se com Uma Breve História das Guerras.