Um arqueiro na Segunda Guerra Mundial

 

foto-1Todo mundo que leu Rangers imaginou como é a vida de um arqueiro. Mas, muito antes de Will sonhar em entrar na escola de guerra, o arco e flecha já era utilizado pelas mais diversas civilizações do mundo. Apesar de não existir uma data específica que afirme quando surgiu, há indícios que na Pré-História ele já era muito utilizado. As pinturas rupestres, que remetem ao período Paleolítico (cerca de 2,5 milhões a.C.), podem nos confirmar isso. Feito de madeira, osso ou chifre, era utilizado para caça, rituais tribais e para combater os inimigos. Com o passar das décadas, o arco e flecha caiu em desuso, tornando-se esporte olímpico e paralímpico e também faz parte dos Jogos dos Povos Indígenas. Mas você sabia que essa arma tão popular no mundo foi utilizada em diversas guerras que marcaram a história?

Genghis Khan (1162-1227)

foto-2Desde muito jovem, o líder mongol já tinha familiaridade com o arco. Aos 13 anos, com ajuda de seu irmão mais novo, assassinou Begter, o irmão mais velho, a flechadas, tornando-se assim o chefe de seu clã. Sempre a cavalo, Genghis Khan conquistou e unificou tribos mongóis e desbravou a Ásia, travando diversas guerras com seu exército arqueiro e conquistando territórios. Na Mongólia atual, é celebrado todo ano o Naadam, evento que celebra os três esportes nacionais: luta livre, corrida de cavalos e, é claro, arco e flecha.

 

foto-3Guerra dos Cem Anos (1337-1453)

Motivado pela tomada de terras inglesas por parte da França, o conflito durou 116 anos na realidade e teve participação de grandes nomes da história, como Joana d'Arc. A Inglaterra, por meio do rei Eduardo I, começou a utilizar arqueiros nos campos de batalha no início do século 14. Aliado à cavalaria, foram protagonistas dessa guerra e alteraram os modos "tradicionais" de batalha, mantendo e conseguindo atacar o oponente à distância de forma mais eficaz até a chegada das armas de fogo.

 

 

Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)

Por mais estranho qfoto-4ue possa parecer, em uma época com milhares de armas disponíveis, o arco e flecha foi utilizado em uma das guerras mais grandiosas da história. Durante a Segunda Guerra Mundial, o britânico Jack Churchill ficou conhecido no front de batalha por utilizar armamento aquém do seu tempo: uma espada e um arco e flecha. Liderou companhias e combateu nazistas com suas armas. O tenente-coronel era um exímio arqueiro e representou, em 1939, a Grã-Bretanha no Campeonato Mundial de Tiro com Arco.