A Submissão - O livro do 11 de Setembro

Chegamos a mais um 11 de Setembro. Hoje lembra-se os 12 anos dos ataques ao World Trade Center, conhecidas como Torres Gêmeas, na cidade de Nova Iorque. Consistiram-se em uma série de ataques contra os Estados Unidos, coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, em 2001.
Lembramos que a história do 11 de Setembro marcou não apenas as nações envolvidas, mas todo o mundo, e não se resumiu ao aviões lançados contra as torres. Na ocasião, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros, ou seja, não eram apenas os terroristas que estavam nele, mas também pessoas inocentes. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos.
Complemento: O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Virgínia, nos arredores de Washington. O quarto e último avião caiu em um campo na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
A conclusão de todo esse terror foi a de quase três mil pessoas morreram, incluindo os passageiros e terroristas que estavam nos aviões, além de uma morte por intoxicação devido a fumaça e milhares de feridos. O contra-ataque consistiu na também muito conhecida Guerra ao Terror, quando os EUA invadiram o Afeganistão.

Agora que estamos contextualizados, voltamos para 2013. Mais de uma década se passou desde que aconteceram todos esses fatos e hoje o que restou de toda essa história são as lembranças, notícias, imagens, memoriais, as famílias que perderam seus queridos e uma nação eternamente marcada pelo 11 de setembro.

É nesse momento que apresentamos um dos próximos lançamentos da Editora Fundamento, o livro A Submissão.
Eleito Livro Notável do Ano pelo New York Times, Washington Post e pela revista Esquire, Livro do Ano pela revista Entertainment Weekly e Barnes and Noble e finalista do The Guardian's First Book Award, o livro revela uma cidade que ainda luta para cicatrizar a ferida deixada pelos ataques terroristas às Torres Gêmeas e como a sociedade norte-americana vive na sombra deste passado tão marcante.

"Em um golpe do destino, o júri responsável por escolher o memorial às vítimas dos ataques terroristas acaba selecionando o projeto de um arquiteto muçulmano, entre muitas obras inscritas anonimamente. Essa escolha polêmica é o ponto de partida de A Submissão, um livro que mostra como vive um país ameaçado, que tem de encarar questões difíceis – como lembrar seus mortos, como entender tamanha violência, como respeitar as liberdades individuais agora que não pode mais reconhecer o inimigo facilmente. E ao mesmo tempo conta a história de seres humanos, que precisam lidar com seus sentimentos, suas ambições, enfrentar o passado e encarar o futuro, pois Nova York não para."

O livro será lançado em breve no Brasil pela Editora Fundamento. Acompanhe as novidades através de nossas redes sociais!

Submissão_capa_OK