Poderosas: conheça mulheres incríveis e empoderadas da nossa história!

ed_fund-meme-fundamentoNão tem como negar, as mulheres nasceram para mudar a história e tombar todos os preconceitos. É como diz aquele ditado, manas unidas jamais serão vencidas.

E não podemos falar do presente sem voltar um pouquinho na história e conhecer mulheres empoderadas que estavam à frente do seu tempo. Elas ajudaram a quebrar muitos pensamentos opressores e isso reflete diretamente no nosso cotidiano.

Mas, antes de conhecer as minas mais poderosas EVER, você sabia que uma adolescente de 13 anos, que sonha em ser escritora, também provocou uma reviravolta nessa linha do tempo maluca?

Joana Dalva (personagem fictícia do livro A Poderosa), a quase xará da Joana d’Arc – sinta o poder feminino – descobriu que seus textos estavam mudando o passado, e uma ideia maravilhosa surgiu em sua cabeça: “Por que não usar minhas histórias para consertar o presente?” Bem que ela poderia fazer o machismo desaparecer para todo o sempre, né? Não custa nada sonhar.

E agora me segure, porque vai começar a lista das maravilhosas que deixaram bem claro que lugar de mulher é onde ela quiser. E tenho certeza que a Joana iria amar todas elas também.

-- Anita Garibaldi: A revolucionária catarinense entrou para a história por sua força e determinação em ir contra pensamentos reacionários de sua época. Em um momento em que as mulheres não tinham poder político, Anita chegou para lutar por ideais democráticos e ser a “Heroína dos Dois Mundos”.

– Virginia Woolf: A escritora foi uma das fundadoras do movimento modernista inglês e sempre criticava o papel da mulher e as dificuldades que elas enfrentavam no dia a dia. Ela também colocava na mesa os principais problemas sofridos pelas mulheres e não deixava de apoiar outras jovens escritoras feministas.

– Olga Benário: A alemã que lutava contra a desigualdade e injustiças sociais trouxe a sua força para o Brasil em 1935. Aqui, ela participou de várias manifestações populares e antifascistas. Ela também foi um dos principais exemplos de militância e não tinha medo de seguir e acreditar em uma sociedade mais justa para todos.

– Valentina Tereshkova: Foi a primeira mulher a bordo na nave Vostok VI. SIM, ELA FOI PARA O ESPAÇO. Isso aconteceu em 1963, nem preciso dizer que abriu portas para novas equipes formadas somente por mulheres na NASA, né?!

– As mulheres de shorts: Você provavelmente está acostumada a sair de casa com shorts ou saia, mas nem sempre isso foi uma coisa bacana. Em 1937, em Toronto, no Canadá, duas minas-maravilhosas, que ficaram anônimas, resolveram sair de shorts na rua pela primeira vez na história do país. O passeio causou uma verdadeira comoção, mas elas continuaram a caminhada mandando beijinhos por cima dos ombros. Já que é pra tombar, vamos tombar.

– As Onna-Bugeisha: A frase ”fight like a girl” nunca fez tanto sentido. Em uma época que os caras dominavam tudo, eis que surgem as Onna-Bugeisha. Esse era o nome dado às guerreiras samurais do Japão no século 19. Isso deu mais força para as mulheres entrarem na luta e mostrarem quem manda.

– Sufragistas: Você conhece essas maravilhosas? A história das britânicas que lutaram pelo direito de voto das mulheres na Inglaterra, em 1897, foi parar no cinema. Elas fizeram parte de um grandioso movimento que lutava pelos direitos das mulheres e reivindicavam o lugar delas nas decisões políticas. É graças a essas manifestações que, hoje, as mulheres têm participação nas eleições e outros direitos sociais.

Aqui, no Brasil, as mulheres não ficam para trás e estão mudando constantemente a história, seja por atos individuais ou ações coletivas, lutando para tornar o lugar da mulher na sociedade mais seguro e respeitado. A luta é constante e começa com a quebra de paradigmas, conceitos, pequenos hábitos e falas que contribuem para uma cultura opressora. Agora, imagine as mudanças que a Joana iria fazer com a ajuda dessas mulheres revolucionárias!

Empodere-se, mulher! Você é absolutamente incrível. E a Editora Fundamento tem certeza disso.

Aqui, algumas recomendações poderosas para vocês: