O que você precisa saber para fazer sua casa na árvore

casa_arvore-2Muitos filmes e livros da nossa infância mostravam crianças construindo casas nas árvores, o que transformava aquilo num sonho de consumo de meninos e meninas de todas as idades. Afinal, quem não gostaria de ter uma casa na árvore? Não precisava ter uma estrutura profissional, podia ser apenas uma “de brincadeira”. No livro A Casa na Árvore de 13 andares, Andy e Terry não só moram nela, como vivem aventuras incríveis! E construir uma parecida não é algo impossível, apesar de parecer difícil. Por isso, trouxemos algumas dicas do que é necessário organizar para fazer a sua primeira casa na árvore! Chame seus pais, irmãos e amigos e comece a planejá-la!

Árvore – Antes de qualquer coisa, é preciso escolher bem a árvore que vai servir de base para sua casa. Escolha uma de tronco grosso e resistente, que esteja saudável e não seja recém-plantada. Figueiras e eucaliptos são boas escolhas. Dependendo do tamanho da sua casa, ela pode ocupar e utilizar mais de uma árvore como base. Verifique se há algum sinal de problema no solo que possa tornar aquela árvore um risco para sua casa. Se a região tiver ventos muito fortes, não a construa muito alta.

Madeira – Diversos tipos de madeira podem ser utilizados nessa construção, mas, para fazer a base e o chão da casa, use as madeiras que aguentam peso. É importante lembrar que a casa ficará exposta a qualquer tipo de temperatura, além de vento e chuva. Por isso, busque soluções para proteger a madeira, verniz, por exemplo, evitando que ela apodreça e ponha em risco a estrutura da casa. Lembre-se de escolher bem as telhas.

Ferramentas – Pregos, parafusos, porcas, serrote, chaves, martelo, furadeira, escada, pincel e rolo. É preciso pensar em tudo que será necessário para construir sua casa. Busque auxílio de mais de uma pessoa, pois você pode precisar de uma mãozinha em certos momentos. É preciso definir também questões que envolvem ferramentas e acessórios. A casa vai ter porta? E janelas? Como vai ser a decoração? E móveis?

Pode parecer um sonho muito distante, mas não é! Andy e Terry terão inveja da sua casa na árvore quando estiver concluída. Claro que vai ser bem difícil de ter um tanque de tubarões, mas um escorregador, quem sabe, né? Ponha pra fora o construtor que existe em você e mãos à obra!