O fascínio do circo

msg-128742887448-3

Hoje tem diversão? Tem sim, senhor!

Uma frase clássica utilizada nos circos e quem já foi só de ler este trecho, certamente, já sente saudades. O circo é um show de diversão e entretenimento, que fascina desde crianças a adultos, onde reúne artistas de diferentes especialidades, como palhaços, mágicos, acrobatas e malabaristas.

Os primeiros registros sobre artes circenses foram encontrados na China, em pinturas de quase 5.000 anos onde aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas. A acrobacia, por exemplo, era uma forma de treinamento para os guerreiros, cuja função social exigia agilidade, flexibilidade e força. No entanto, as raízes da arte circense se fazem presentes em toda antiguidade clássica, desde os hipódromos da Grécia antiga até o grande Império Egípcio.

O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, e que na atualidade ainda faz sucesso e encanta os espectadores. Na literatura também é um assunto que desperta o interesse, para quem procura viajar neste mundo mágico.

Vamos conhecer os livros da Editora Fundamento que falam sobre o tema?

blog 01GATINHO MÁGICO - MAGIA NO CIRCO

Um gatinho preto precisa de amigos! A Sílvia sempre quis aprender truques de circo e ter um bicho de estimação. E conseguiu as duas coisas no mesmo dia! Depois de uma empolgante aula de acrobacias e outros movimentos, ela encontrou o Chama, um adorável gatinho preto. Só que o Chama não é um animal como os outros: ele fala e tem poderes sensacionais! Não demorou nada para os dois se tornarem grandes amigos e viverem momentos incríveis juntos. O Chama até ajudou a Sílvia a superar uma briga com a melhor amiga dela! Descubra mais sobre essa dupla neste encantador livro!02

OI, JACK! - A AULA DE CIRCO

Os pais do Jack foram passar a noite fora e não levaram o filho junto. E o pior: chamaram a a prima Sue para tomar conta dele! Isso deixou o menino muito mal-humorado. Poxa... ele só queria ir passear com os pais. Mas quando a prima Sue começou a fazer acrobacias, pediu pizza cheia de queijo para o jantar e quis dormir no jardim sem usar uma tenda, Jack quase não conseguiu acreditar! Se ela trabalha no circo, deve ser uma pessoa bacana e engraçada, não é mesmo? Ou será que as preocupações de Jack vão impedi-lo de se divertir?

SPY PUPS - BAGUNÇA NO CIRCO4

A cadela espiã mais famosa que existe, LARA (Lindo Animal de Resgate na Ativa), sempre tenta proteger seus filhotes, Star e Spud, das confusões. Mas os pequenos não conseguem viver sem um agito. Por isso, quando o professor Córtex diz que a dupla pode ajudar na captura de uma quadrilha de ladrões de joias, os irmãos topam na hora. O curioso é que a única pista que leva aos bandidos é... um circo! Isso mesmo! Será que Star e Spud terão que fazer altos malabarismos para cumprir essa missão? E a LARA? Será que ela também vai
entrar no picadeiro? Prepare-se para uma aventura cheia de truques, diversão, ciladas e momentos imprevisíveis. Confira!

Fonte: educacaofisica.seed.pr.gov.br;