Ler também é se divertir!

É normal que nas férias algumas crianças queiram ficar longe dos livros. Mas é justamente nesse período que podemos incentivar a leitura e mostrar o quanto ela é prazerosa, divertida e instigante.

Para isso, algumas atitudes podem ajudar a despertar, em seu filho ou filha, a paixão pelos livros. Uma delas é ler para as crianças, desde pequenas, criando memórias de bons momentos relacionados à leitura. “Se os pais estão juntos, interagindo com a criança, ela vai associar os livros ou as histórias a um momento de carinho e boas lembranças”, afirma a psicóloga Frinéia Brandão. É importante os pais serem exemplos para os filhos quando se fala de leitura: se a criança vê os pais lendo com frequência, vai querer fazer o mesmo. Levar a criança até uma livraria e dar liberdade para ela escolher o que gosta pode ser uma atividade de férias deliciosa e possivelmente será algo inesquecível! O vovô e a vovó, os primos, os amigos... todos podem ir junto e fazer da visita à livraria um verdadeiro programa de férias. Muitas livrarias dispõem de espaços lúdicos, contação de histórias e até mesmo cafeterias. Assim, todo mundo se diverte! Você toma um delicioso cafezinho e deixa os pequenos livres, leves e soltos naquele universo mágico de infinitas possibilidades.

E, quando a criança já lê sozinha, esse contato com tantas opções de livros é exatamente o que ela quer, pois já está na idade de escolher o que vai ler. Mas, pais e mães, não se preocupem! O momento de leitura com os filhos é muito bom e não precisa acabar quando eles se tornam leitores autônomos. Vocês podem ler as mesmas histórias e depois compartilhar o que acharam do livro, dessa forma se mantém aquele momento de cumplicidade entre pais, mães e filhos.

Para tudo ficar mais gostoso, uma boa opção durante as férias é escolher livros divertidos e mais descontraídos. Para ajudar, selecionamos e separamos alguns que são perfeitos para serem lidos nesse período de folga!


A casa na árvore
A casa na árvore é o sonho de todo garoto. Tem piscina transparente, pista de boliche, fonte de limonada, máquina que arremessa marshmallows e até um tanque de tubarões. Os meninos passam o tempo tomando sorvete servido por um robô chamado Edward, Mãos de Conchas, sendo tatuados por uma M.T.A. (Máquina de Tatuagem Automática) ou realizando "cirurgias de abrir tubarão" em seu peixe de estimação.
A cada novo livro da série, a casa aumenta mais 13 andares. Aqui no Brasil, A casa na árvore com 91 andares chegou às livrarias em julho. E – pasmem! – o primeiro Livro de Diversão dessa série best-seller também vai chegar às livrarias neste mês! As crianças vão poder literalmente pintar e bordar com esse lançamento.


Querido Diário Otário
Sucesso entre a garotada: o diário de Jamie Kelly combina o que as crianças gostam de ler com ilustrações superengraçadas! São 20 livros publicados. Dê uma espiadinha no diário de Jamie Kelly. Ela sempre jura que tudo o que ela escreve é verdade... Bom, pelo menos ela acha que é...



Eric Vale
Eric Vale é um garoto legal, mas nem assim conseguiu evitar um apelido desastroso. A culpa? Digamos que foi... falta de sorte mesmo. É que Eric tem uma grande propensão ao desastre! Ele está sempre no centro das confusões e dos micos. E, se depender do seu melhor amigo Piuí, vai ser difícil se livrar da maldição do apelido mais embaraçoso da história da humanidade. São 3 livros publicados, o terceiro acabou de chegar às livrarias!


Go Girl!
Perfeito para crianças que estão iniciando a leitura autônoma. Há uma identificação imediata das pequenas leitoras com as personagens dos livros. Histórias “reais”, sobre o cotidiano das meninas e problemas reais, sem fantasias, princesas ou fadas. São 53 títulos publicados na coleção, que é subdividida em: Go Girl!, Go Girl! Angels, Go Girl! Fazendo a Diferença, Go Girl! Melhores Amigas e Go Girl! Toda História Tem Dois Lados.


Zac Power
Perfeito para crianças que estão começando a leitura autônoma. Muita aventura, adrenalina e equipamentos especiais nas histórias desse garoto espião. São 57 títulos publicados na coleção, que é subdividida em: Zac Power, Zac Power Megamissão, Zac Power Missão Radical, Zac Power Spy Camp e Zac Power Test Drive.