HISTÓRIAS BEM CONTADAS E GUARDADAS

shutterstock_94325839

Quem é que não gosta de levar um livro novo para casa?

Aquele cheirinho de história nova, um novo mundo para desvendar e deixar a subjetividade imagética transbordar nas linhas descritas pelo autor. Depois de habitar as páginas literárias é hora de guardar esse mundo das letras na estante. E como fazer isso de uma maneira que ele não seja destruído pelo tempo?

 

Carla Nichiata/ShutterStock Carla Nichiata/ShutterStock

A primeira dica é puxar os livros da estante pelo meio de suas lombadas, isso ajudará a não machucar o seu romance preferido e soltar a capa.

Também é preciso ter cuidado com as traças e fungos, os inimigos da literatura impressa. A luz é um fator que deve ser analisado na hora de escolher o lugar em que suas histórias irão habitar. Posicione a estante em um local protegido do sol e iluminação interna. A luz deixa seus livros amarelados e desbotados.

 

archideaphoto/ShutterStock archideaphoto/ShutterStock

É importante deixar o ar circular entre os livros, deixe um espaços entre eles, quando estiver em pé e também um espaço no fundo da estante. Quando os livros estiverem deitados, é importante organizá-los por tamanho. Se os livros forem de tamanhos diferentes, crie uma pirâmide, mas cuidado com o peso, com o tempo, os livros podem ficar marcados.

Poeira e literatura não combinam! A poeira acumulada nos livros pode escurecer o corte e se instalar entre as páginas. É importante manter uma rotina na limpeza dos livros, passando um espanador uma vez por semana e limpando as dez primeiras páginas e finais uma vez ao ano.

Thomas Bethge/ShutterStock Thomas Bethge/ShutterStock

Enfim, livros são para ser lidos e não guardados. Quando eles são fechados por muito tempo passam a criar um cheiro ruim. Para não deixar a sua estante com cheiro de biblioteca abandonada é preciso deixar o livro aberto em um lugar seco e arejado, sempre alternando as páginas por algumas horas.

Agora que você já sabe como cuidar dos seus livros, visite o siteda Editora Fundamento e deixe a sua biblioteca particular mais bonita e instigante com nossas histórias.

www.editorafundamento.com.br