Dicas para você estudar melhor

evgeny atamanenko/Bigstock evgeny atamanenko/Bigstock

 

As aulas estão de volta e a correria já vai começar. Provas, devolução de tarefas, trabalhos...tudo isso pode levar você à loucura! Por isso, é importante desde já organizar o seu tempo e a forma de estudar. Confira algumas dicas para estudar melhor que separamos para você:

Prepare-se
Uma dica bastante importante para evitar que você precise sair o tempo todo para buscar coisas é preparar o ambiente. Deixe já ao lado lanchinhos e bebidas, caso você fique com fome no meio dos estudos. Também se prepare mentalmente e lembre-se de que este é um tempo para estudar, não enrolar.

Planejamento
Seja para um provão ou uma simples tarefa, um bom plano de estudos não pode faltar. Dessa maneira, você já tem uma ideia de como guiar o seu tempo de estudos e perde menos tempo tentando descobrir o que estudar a seguir.

Faça um plano! Você pode anotar os tópicos que pretende estudar. Assim, você segue essa ordem e já sabe em quais tópicos tem mais dificuldade e precisa dar mais atenção.

Rotina
Outro fator importante é estabelecer horários fixos. Um sono desregulado, por exemplo, pode prejudicar o seu rendimento na hora de estudar. Por isso, procure comer e dormir nos mesmos horários sempre.

Organização
A gente sabe que na hora de estudar até uma mosca pode ser motivo de distração. Por isso, é importante que o local de estudos esteja organizado e seja silencioso. Assim, fica mais fácil se concentrar e focar a mente no conteúdo.

 

Amaviael/Bigstock Amaviael/Bigstock

 

Música X Estudos
É proibido escutar música enquanto estuda? Não. Até porque algumas pessoas se concentram melhor ouvindo música. No entanto, aqui vai uma dica importante: prefira músicas sem canto ou em línguas que você não entenda. Isso faz com que você não se distraia com a letra da música e acabe cantando junto em vez de estudar.

Entender e memorizar
Entender o conteúdo é a melhor forma de memorizá-lo. Se você sabe do que está falando, não vai precisar recorrer à decoreba. Esse é o primeiro passo! Depois disso, você pode procurar memorizar o conteúdo reescrevendo-o e fazendo exercícios práticos. Outra dica é, ao final do tempo de estudo, escrever por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema.

Faça tudo no seu ritmo
Cada um estuda e progride no seu tempo. Por isso, é importante manter tudo no seu ritmo. Se você sabe que precisa de mais tempo para estudar, separe este tempo. Se você tem maior facilidade para estudar em determinado período, como de tarde ou de noite, separe este período para estudar as matérias mais difíceis. Se você não estiver conseguindo focar, faça uma pausa, recupere o fôlego e depois volte.

O importante aqui é levar tudo ao seu tempo e estudar da maneira mais eficaz e saudável possível. Gostou das dicas? Então, tente aplicá-las ao seu momento de estudos!