De bebês a adolescentes: dicas essenciais sobre criação de filhos.

Couple giving two young children piggyback rides smilingOs pais sonham que os filhos se tornem vencedores na vida, e para que isso aconteça, se dedicam a educá-los.

E acredite, educar não é uma tarefa fácil, é um desafio diário para todos os pais, sem exceção. Todo pai sabe que cada um de seus filhos é um ser único, e consequentemente toda criação será diferente.

No primeiro momento a maior dificuldade é impor limites. E isso deve ser colocado em prática já quando o filho ainda é bebê, para definir personalidade e comportamento.

Dar autonomia é outro detalhe fundamental, pois as crianças precisam aprender a fazer suas próprias escolhas e a se responsabilizar pelas consequências.

Cada um tem sua maneira de pensar e agir. Inclusive, os pais são as principais referências dos filhos e podem influenciar diretamente na criação deles. Nada melhor do que agir sempre de maneira consciente, já que eles estão sempre a observar tudo, é uma tendência natural copiar as atitudes dos adultos.

E como lidar com a influência externa? Sejam os amigos, programas de TV, colegas de colégio, o melhor é manter o diálogo com seus filhos, ser confiável e por que não o melhor amigo? Manter um excelente relacionamento com os filhos é o segredo do sucesso.

E quem não gosta de um elogio né? Por mais que seja uma conquista, simples ou mais complicada, valorizar a ação do seu filho, em todas as idades, o motivará a buscar novos objetivos.

Um dos maiores erros na criação é ser um pai ausente. Não deixe que seja criado uma barreira com o seu filho, pais participativos criam laços de amor, dedicação e respeito. O trabalho é importante, sim, mas aprenda a separar as coisas, o seu filho precisa de você.

Em post anteriores já abordamos a importância da leitura e não poderíamos deixar de ressaltar esta dica valiosa, principalmente quando o assunto trata-se de dicas para criação de filhos.

A leitura ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, a fixar o vocabulário, além de aprender novas palavras e como utiliza-las adequadamente. Por um mundo mais criativo e inspirador, não deixe de incentivar esta prática.

São inúmeras dicas sobre a criação dos filhos, que podíamos listar muito mais, mas queremos saber se você tem alguma para compartilhar com gente? Escreve no comentário.

E se você quiser aprender mais, a Editora Fundamento tem a coleção Criando, conheça a seguir duas opções:

 criando meninas

CRIANDO MENINAS

criando meninos

CRIANDO MENINOS

Fonte: www.filhos.topsites.bz e educarparacrescer.abril.com.br