Como ler um livro com ilustração?

criancas-lendo3Engana-se quem acredita que a leitura de imagens seja puramente instintiva ou fácil. Compreender uma narrativa visual pressupõe uma alfabetização do olhar. Para isso, existe o livro ilustrado e o livro com ilustração, entenda a diferença:

No livro ilustrado, o autor conta a história através das imagens e se desprende totalmente da escrita. Com a ausência das palavras, outros elementos do livro ajudam a construir o pensamento, como as cores utilizadas, a técnica empregada na diagramação e a materialidade do livro. Mesmo sem palavras, o autor pensa em cada detalhe cuidadosamente para informar através dos desenhos.

Esse é um livro que permite explorar a criatividade e está aberto a várias interpretações. Ora a criança pode ter a iniciativa de contar a história, ora o pai assume esse papel e utiliza sua bagagem cultural para enriquecer a narrativa. É uma opção muito utilizada pelas crianças e serve para ajudar a fluir a imaginação. Entretanto, os livros de imagem também já vêm se consolidando nas universidades como um campo de estudo.

Por outro lado, há o livro com ilustração, que são aqueles em que a imagem é o apoio ao texto, reforçando a narrativa do autor. Esse tipo de livro colabora para novas perspectivas de leituras, inclusive, muitas vezes, acrescenta ideias que o texto escrito não revelou e/ou apenas deixou implícito.

O livro infantil com ilustração é um grande aliado da aprendizagem, fundamental para desenvolver estratégias de ensino. A imagem favorece a comunicação, desperta o interesse e o imaginário da criança.

Confira algumas sugestões da Editora Fundamento e inspire-se.

Blog 01

EU QUERO SER GRANDE

blog 022

EU E VOCÊ

Aproveite que os livros estão com 30% de desconto e compre hoje mesmo.

Você vai adorar e aprender muito com essa leitura!

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/