Como cuidar de seus livros na estante?

Pode parecer simples, mas os livros exigem cuidados especiais. Deixá-los de qualquer jeito na estante pode prejudicar a estrutura e facilitar a entrada de cupins e traças, que danificam os livros. Pense numa biblioteca, você lembra como os livros estão organizados?

Eles ficam retos um ao lado do outro, na melhor maneira de guardá-los. Use-os assim também em sua casa/escritório! Deixar eles inclinados pode deformá-los, enquanto deitados pode fazer com que a tinta de impressão grude nas páginas.  Além do que, dessa maneira, fica muito mais funcional para encontrar os títulos necessários. E pense nas crianças! Para incentivar o hábito de leitura, monte uma estante numa altura que os pequenos também alcancem. Outra opção é montar uma própria para eles em seus quartos, uma boa forma de fazer com que eles tomem gosto pelas palavras desde cedo!

 

donatas1205/ShutterStock donatas1205/ShutterStock

Limpeza

Para manter longe cupins e traças é interessante usar bolinhas de naftalina ou cravo-da-índia, e espalhar um pouco de querosene tanto nos livros como nas prateleiras com uma flanela evitando, dessa maneira, a infestação dos bichinhos.

Já com os livros, livre-se da poeira acumulada com a ajuda de uma escova macia, passando sobre as capas, lombadas e bordas das páginas. Depois, uma flanela com desengordurante* sobre os mesmos lugares é uma boa opção para tirar o acúmulo de sujeira. Feito isso, lustre os livros com um pano seco ou deixe-os secar naturalmente ao sol antes de devolve-los às prateleiras, para evitar a umidade local.

Depois disso, descanse com uma boa leitura!

 

*Para livros antigos e exemplares com capas que não sejam plastificadas ou de couro não use desengordurante, mas sim vinagre, que não danifica os materiais e ajuda a combater o mofo!