Começou a Semana Nacional da Criança Excepcional

as

Na última sexta-feira (21) começou a Semana Nacional da Criança Excepcional, com o objetivo de promover a sensibilização e conscientização da sociedade e do Governo a respeito dos direitos fundamentais de plena cidadania do indivíduo com alguma deficiência.

Essa semana é um momento de reflexão acerca da pessoa com deficiência, seus direitos e sua inclusão na sociedade. O que muita gente não sabe é que as necessidades sociais, educacionais e psicológicas da criança excepcional são praticamente idênticas às das outras crianças, apenas com exceção das deficiências mais graves.

O termo “criança excepcional” pode ser utilizado para se referir a uma criança particularmente inteligente ou a uma criança com talentos pouco comuns. Também é geralmente aceito para designar tanto a criança deficiente quanto a superdotada.

A definição melhor assimilada, no entanto, é a que afirma ser a criança excepcional toda aquela que, simplesmente se difere da maioria das crianças por uma série de fatores como: características mentais; capacidades sensoriais; capacidades neuromotoras ou físicas; comportamento social; capacidades de comunicação; e deficiências múltiplas.

A comemoração da Semana Nacional da Criança Excepcional ocorre todo ano, de 21 a 28 de agosto, conforme o Decreto Nº 54.188 de 24 de agosto de 1964.

É preciso enfrentar muitos obstáculos ainda para acabar com o preconceito, a integração e a inclusão escolar são imprescindíveis para o excepcional desenvolver seu potencial e exercer seus direitos de cidadão.

E para celebrar esta semana vamos conhecer a história “DORMINDO FORA”, da autora JACQUELINE WILSON, publicado pela Editora Fundamento.

A personagem Lilly nasceu sem poder andar e nem falar. A sua irmã acaba fazendo uma festa do pijama em sua casa, e algumas amigas rejeitam a irmã dela, porém uma das amigas mais fiéis brinca com Lilly e entende a situação. Acompanhe essa história de amizade e cumplicidade entre amigas e irmãs!

4

Dormindo Fora

Ficou interessado? Clique aqui para comprar este emocionante livro.

Lembre-se: Somos todos iguais, respeite e viva as diferenças!

 

Fonte: http://esfmagarao.blogspot.com.br/ e https://educativasespeciais.wordpress.com/