5 Motivos para começar a ler desde a infância

family-reading-together

Para resolver uma questão de matemática é preciso saber interpretar o texto. Para escrever corretamente é preciso conhecer as palavras. Para se comunicar melhor é preciso expandir o vocabulário. E seu filho, também já sabe que ler é um bom negócio?

O hábito de ler em casa é muito importante, pois ajuda as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura. E o comportamento dos pais influencia e muito, os pequenos.

Sendo assim, mostrar que a leitura não é uma obrigação e sim um prazer, contribui para o crescimento pessoal e futuramente profissional dos seus filhos.

Uma atitude benéfica é presentear as crianças com livros. De acordo com a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", publicada pelo Instituto Pró-Livro em 2009, 86% nunca foram presenteados com livros na infância. E 55% dos entrevistados que não leem nunca viram os pais lendo. Podemos mudar isso!

Confira 5 ótimos motivos para começar a ler hoje mesmo para as crianças.

Facilita a escrita: quem lê mais escreve melhor? Sim! O hábito possibilita fixar a grafia correta das palavras.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.

Fortaleça a memória: Ao ler, o seu cérebro cria caminhos para gravar aquilo que está sendo apreendido. Isso ajuda muito na recuperação da memória de curto prazo.

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias. Além de nos deixar mais curiosos e interessados em conhecer o mundo.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. A leitura amplia o conhecimento geral, além de expandir as referências e a capacidade crítica.

A leitura precisa se tornar um hábito e, para isso, é preciso que ela faça parte da rotina da família.

Quer duas sugestões para começar a leitura para os pequenos?

para elas

PARA ELES