5 Dicas para ler mais e melhor

tumblr_lyr2twweQL1qgmzuto1_500_large

Um excelente atleta é movido por metas criadas para buscar constantemente a melhor performance possível. O mesmo deveria valer para os leitores, com desafios e novos hábitos para manter a boa forma à leitura. Pelo menos 38% dos brasileiros têm dificuldade em interpretar aquilo que lê. Isto é grave e deve ser combatido. Como? Com esforço próprio.

Vimos recentemente em nosso blog, cinco motivos para começar a ler desde a infância, mas se você não teve esse hábito desde pequeno, saiba que nunca é tarde e traz inúmeros benefícios para a formação pessoal e profissional.

Para que a leitura se torne um prazer e você leia cada dia mais e melhor, listamos algumas dicas que irão ajuda-lo.

1 - Identifique o que você gosta: busque temas que chamem a sua atenção. Esse é o passo inicial para que você possa desenvolver o hábito. Opção é o que não falta.

2 - Escolha um horário: Reserve um período do dia para ler e leia mesmo. Se você não é tão fã da leitura as outras atividades vão parecer mais interessantes que o livro, não deixe isso acontecer, o ideal é estipular metas de livros por mês ou páginas por dia. Mas cuidado para não tornar a leitura uma difícil obrigação, deixar fluir é sempre a melhor solução.

3 - Interaja: Leia com uma caneta marca-texto e um lápis na mão. Faça perguntas ao autor e espere que ele as responda ao longo do texto. Rabisque notas, escreva perguntas e volte frequentemente a elas. A escrita serve não só para nos lembrar de nossas leituras, mas também para nos ajudar a entender melhor os livros que lemos.

4 - Fique de olho no que é novo e popular: Considere os livros mais vendidos como uma excelente opção de leitura. Deixe a curiosidade despertar o seu lado crítico e de sobra você vai ficar atualizado quando o assunto for Best-Sellers. Ler nunca é demais.

5 - Tenha sempre um livro ao seu alcance: Para um leitor prevenido, qualquer momento de espera pode se transformar em um momento de leitura. Se somados as páginas lidas nesses minutos ociosos, você vai perceber que é possível ler livros inteiros rapidamente.

Torne-se um leitor interessado e dedicado, e com certeza em breve a sua relação com o livro irá melhorar. Não adianta ler muito rápido para acabar logo e não compreender 10% do que leu, tenha calma.

E antes que você pense que não sobra tempo para dedicar-se à leitura, temos duas opções para você equilibrar a rotina de maneira interessante, acrescentando disposição e motivação.

17 - 01

COMO EQUILIBRAR SUA VIDA

livro_voce_pode_paul_hanna01

ACREDITE! VOCÊ PODE!

Fonte:  Época